Você sabe o que é o Enade? Descubra a importância!

enade

COMPARTILHE!

O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) teve sua criação realizada em 2004 em substituição ao antigo Exame Nacional de Cursos (conhecido como Provão). O principal objetivo da prova é avaliar o desempenho das instituições de ensino do país. 

São avaliados diferentes cursos superiores em cada edição. Por exemplo, se um curso é avaliado no ano de 2020, ele só será avaliado novamente daqui três anos. O último Enade foi realizado em 2019 e foi dividido em duas etapas, Formação Geral (igual para todos os cursos) e Componente Específico (as questões variavam de acordo com o curso do estudante).

Quem participa?

São escolhidos para participar do Enade, os alunos do primeiro e do último ano de cursos selecionados pelo MEC. A participação no exame é obrigatória e fator essencial para emissão do histórico escolar do estudante. 

Qual a importância do exame?

Além de definir o desempenho da instituição, a avaliação também é importante para um acréscimo no orçamento das instituições, no caso das universidades federais. Dessa forma, realizar a prova de forma responsável e consciente é essencial para a manutenção dos cursos e que possam refletir, de fato, a realidade das graduações. 

CONTINUAR LENDO

Instituições

educaçãoenade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *