Startups: O que são e quais as suas características?

startups

COMPARTILHE!

No Brasil, o crescimento do número de startups acontece desde 2011 – ano que o termo ficou mais popular no país. Além disso, a porcentagem de empreendedores segue a mesma tendência de aumento (36,4%), como consta nos dados divulgados na última pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) de 2017. 

Com o intuito de ajudar você a ficar por dentro do cenário de startups, preparamos um artigo completo para explicar quais são as principais características deste modelo de negócio. Além de, apresentar exemplos de startups brasileiras de sucesso. Vamos lá!

O que são startups e suas características?

Startup é definido como sendo um grupo de pessoas que estão à procura de um modelo de negócios que seja escalável e replicável. Por isso, quem está à frente de um projeto como este, precisa saber que viverá momentos de incerteza e entender a necessidade de oferecer ideias inovadoras. 

Afinal, uma startup atende a uma parcela do mercado, que até então, não tinha sido aproveitada. Majoritariamente, são empresas do campo de tecnologia. 

É devido ao ambiente de incertezas que cercam as startups, que essas companhias vão em busca de investidores dispostos a se arriscarem com o projeto. No início há uma grande dificuldade em conseguir gerar receitas, e portanto é preciso ir em busca de recursos a fim de testar os modelos de negócio.

Rodada de investimentos

É um processo de captação de fundos baseado no estágio que a startup ou fintech se encontra e na finalidade dos recursos. Neste modelo, cada rodada recebe o nome de séries e são classificadas por ordem alfabética (série a, b, c, etc). 

Por exemplo, na série A o que está sendo vendido, é a ideia do projeto. Ou seja, é com a apresentação das perspectivas do negócio e das suas características que se poderá convencer os investidores. 

CONTINUAR LENDO

Carreira

startupstecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *