Sala de aula invertida: Aprenda o que é e como funciona

sala de aula invertida

COMPARTILHE!

Ao mesmo tempo em que a aquisição do conhecimento ficou muito mais fácil, o perfil dos estudantes mudou muito, o que leva a possibilidades de novos modelos nas escolas, como a sala de aula invertida.

Quem tem filho certamente já vivenciou a seguinte cena: a criança comenta algo totalmente inesperado, sobre um assunto que você jamais imaginaria que ela teria algum conhecimento, como a guerra na Síria. Então, você se pergunta como ela soube daquilo e descobre que foi assistindo a algum vídeo no YouTube.

Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona a sala de aula invertida e os principais benefícios que esse conceito traz para alunos e professores. Acompanhe!

O que é a sala de aula invertida?

Quando pensamos numa escola tradicional, temos um aluno que chega à sala de aula sem nenhum conhecimento prévio do que será tratado. E um professor que é detentor do conhecimento e que vai passá-lo aos alunos.

Dessa maneira, esses recebem o conhecimento de forma passiva e, depois, fazem exercícios e estudam em casa para uma prova que vai medir quanto daquele conteúdo eles foram capazes de reter. Assim, na sala de aula o protagonista é o professor.

A sala de aula invertida, como o nome indica, vai inverter esse processo. Os estudantes têm acesso, antes da aula, ao material que eles devem acessar e estudar.

Em resumo, o espaço da sala de aula é usado para tirar dúvidas e fazer atividades — muitas vezes trabalho em grupo — que consolidem aquele conhecimento e mostrem a sua aplicabilidade.

CONTINUAR LENDO

Modalidades

modelo de ensinosala de aula invertida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *