Como um teste vocacional pode alavancar a sua carreira?

teste vocacional

COMPARTILHE!

Em um mercado de trabalho com cada vez mais opções diferentes de carreiras e áreas de atuação, é compreensível que muitas pessoas passam por dificuldade na hora de escolher uma profissão, ou mesmo buscar uma recolocação profissional. Todavia, existem algumas ferramentas disponíveis para ajudar os indivíduos a tomar uma decisão, entre elas, destacamos o teste vocacional. 

Pensando neste cenário, montamos um artigo para explicar a você como um teste vocacional é feito e quais são os principais benefícios que essa prática pode trazer na hora de decidir sobre o seu futuro profissional. Acompanhe!

A origem da orientação profissional é atribuída a Frank Parsons, ainda na primeira metade do século XX, quando ele realizou estudos no Vocational Bureau of Boston. Desde então, inúmeras teorias começaram a se popularizar no âmbito acadêmico. Elas serviram de base para a construção dos testes vocacionais que conhecemos hoje. 

Parsons se apoiou em conceitos da psicologia e pedagogia para elaborar três pilares que, para ele, eram essenciais no processo de orientação profissional. São eles:

  • Conhecimento das características individuais;
  • Análise das profissões existentes;
  • Cruzamento das informações obtidas para conhecer o melhor caminho profissional a ser seguido. 

CONTINUAR LENDO

Carreira

carreirateste vocacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *